spin

Evento

MOSTRA CURITIBIM

Data

26 de agosto de 2018

Local

Teatro Guairinha

Endereço

Rua XV de Novembro, 971

sobre

O CURITIBIM é uma mostra de música para crianças. Teve sua primeira edição realizada em 2015 e contou com a participação de 10 artistas de diferentes regiões do Brasil. A segunda edição será realizada no dia 26 de agosto de 2018 no Teatro Guairinha, em Curitiba. O projeto promove e valoriza a produção musical brasileira dirigida a crianças. Tem como resultados um espetáculo musical, um bate-papo entre músicos e plateia e uma série de vídeos produzidos com os artistas selecionados.

O CURITIBIM é uma realização da Parabolé Educação e Cultura e conta com a curadoria de Milton Karam e Rosy Greca, artistas curitibanos que possuem reconhecida trajetória profissional na música infantil.

Na edição 2018 do Curitibim, 5 artistas/grupos serão selecionados para apresentar 2 músicas cada, reunindo ao todo 10 composições na mostra.

O projeto / Mostra de música Curitibim

CURITIBIM foi criado tendo em vista a atual conjuntura de produção e distribuição da música infantil. Pretende abrir uma nova janela no panorama da música brasileira feita para crianças, por meio da qual seja possível visualizar o quão criativo e diversificado é este campo de produção artística.

De um lado, milhares de crianças se entretém diariamente com os ícones da indústria cultural que, muitas vezes, não representam a diversidade cultural brasileira e, de certo modo, limitam a experiência estética. De outro, o Brasil reúne centenas de grupos artísticos independentes, que se destacam, cada qual em sua região de abrangência, fomentando a produção musical para crianças com a preocupação da formação intelectual e cultural dos pequeninos.

O CURITIBIM surge para aproximar estes dois lados, como mais uma ferramenta de potencialização e divulgação de produções criativas, autorais e independentes. E contribui com a ampliação das formas de distribuição dos produtos musicais destinados à criança no Brasil

Objetivos / Onde queremos chegar

Fomentar a produção musical dirigida ao público infantil no Brasil.
> Valorizar a produção musical infantil independente como um campo da economia criativa que se expande, gerando visibilidade e valorizando compositores e intérpretes que dedicam suas carreiras a pensar produtos artísticos para a infância.
> Destacar a cidade de Curitiba como um polo de fomento e produção de música infantil, trazendo músicos de diferentes partes do Brasil e selecionando ao menos um artista local.
> Chamar a atenção de produtores musicais do setor para artistas que desenvolvem suas carreiras de forma regionalizada e não encontram meios de distribuição nacional de seus produtos.
> Promover o intercâmbio entre compositores, intérpretes e produtores de diferentes regiões e do país.
> Promover a interação das crianças com os artistas.

Selecionados / Confira os selecionados por edição

Mostra Curitibim 1º ano

A primeira edição do Curitibim foi realizada em 2015 e contou com a curadoria de Milton Karam, Carlos Todeschini e Rosy Greca. A mostra foi realizada no Teatro Guairinha, reuniu 10 artistas de diferentes regiões do Brasil e após as apresentações, todos os artistas se reuniram no palco para um bate papo com a plateia. Abaixo estão os selecionados da edição, com o vídeo de suas respectivas apresentações.

ANA CRISTINA

Itabirana, radicada em Belo Horizonte, Ana é cantora, compositora, gestora e consultora de projetos, publicitária e agitadora cultural. Suas músicas já chegaram as rádios de Portugal, Holanda, Bélgica, Itália e Brasil. Pesquisadora e autora de diversos CDs solos, também promove em escolas atividades que incentivam a leitura e a criação poética.

BOB VIEIRA

Ao som da viola caipira, Bob Vieira interpreta suas rimas com muita interação e diversão. As crianças, enquanto se divertem, conhecem ritmos como: fandango, catira, cururu, moda de viola, cateretê, São Gonçalo e recortado. Além da viola, Bob Vieira também toca a gaita de boca e a gaita ponto 8 baixos numa sonoridade vibrante e ritmada.

EDUARDO KLEBIS

Eduardo Klebis é compositor, poeta e cantor. Fundador dos grupos Angu e Angudadá, desenvolve um trabalho com a missão de proporcionar o contato dos pequenos com um repertório original composto por elementos significativos do universo infantil, das culturas do mundo e dos avanços estéticos na música, na poesia e em outras artes. Além dos álbuns gravados com os dois grupos que fundou, Eduardo é autor de canções gravadas no Brasil, em Portugal, na Espanha e nos EUA por diversos intérpretes.

ITAERCIO ROCHA

Itaercio Rocha tem sua formação nos estudos contemporâneos em dança (UFBA e FAV) e graduado em educação artística com habilitação em artes cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná. Produziu inúmeros CDs e espetáculos com parceiros, em produções autorais e principalmente com o grupo Mundaréu.

JOSÉ NAVARRO

José Navarro, catarinense de Joinville radicado em Curitiba, é médico veterinário, mestre na área ambiental, também se graduou em musicoterapia e pós graduou em música na educação infantil (UNESPAR-FAP). Seja no grupo Mundico ou através de projetos solos, reúne vasto repertório e atua como compositor, músico, autor, produtor e educador.

KAMILE LEVEK

Kamile é natural da cidade de Curitiba, onde iniciou sua carreira musical como guitarrista de diversas bandas. Mudou-se para Salvador, onde deu continuidade na sua formação musical, sendo doutora em educação musical pela UFBA. Também fundou o grupo Canela Fina e é compositora e guitarrista do grupo Samba das Moças.

MÁ RIBEIRO

Má Ribeiro é atriz, palhaça e musicista, formada em artes cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Atua em diversas companhias e projetos cênicos, e integra os grupos musicais Siricutico e Filhas da Fruta. Após residência artística em Portugal, investiga sobre o corpo, música, dança, na relação e troca com as pessoas e com os espaços.

PAULO BI

Paulo Bi fez shows pelo Brasil, Japão, África do Sul, Suíça, Alemanha, Espanha, Uruguai e Colômbia. Lançou seu primeiro material para crianças em 1999. Reúne diversas publicações com composições próprias, folclóricas ou releituras

SOLANGE SÁ

Solange Sá é cantora, compositora e professora de canto popular. É idealizadora da banda Piolhos, com músicas para crianças, jovens e famílias. Em suas canções, a compositora tem um viés lúdico e também crítico. Os temas variados, tem um traço comum que é tratar de assuntos universais e ou atuais, utilizando o humor e um certo deboche para despertar e cutucar o senso crítico dos ouvintes.

VANGE MILLIET

Vange Milliet é musicista e compositora do Gangorra, projeto e música infantil que formou com seu marido Paulo Lepetit. Todas as músicas são de autoria do casal, tratam de temas que refletem o cotidiano, bem como o universo questionador das crianças.

Fomentadores

Este projeto é realizado com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Fomentadores

Ficha Técnica / Quem somos nós

Realização: Parabolé Educação e Cultura
Idealização e coordenação: Nélio Spréa, Rafael Galvão e Rafael Martins
Curadoria: Milton Karam e Rosy Greca
Produção: Ana Paula Nijo, Junior Obata, Pietro Rosa e Sabrina Fernandez
Direção artística: Levi Brandão
Direção Musical e arranjos: Davi Sartori
Apresentador: Carlos Moreira
Músicos: Gabriel Schwartz (sopros), Davi Sartori (piano), Fernando Rivabem (bateria), Cris Julian (contrabaixo)
Design gráfico: Sandro França
Produção audiovisual: Lucas Rachinski

Localização do Evento

MOSTRA CURITIBIM
TEATRO GUAIRINHA
RUA XV DE NOVEMBRO, 971

REALIZAÇÃO PARABOLÉ
(41) 3027 5821
curitibim@parabole.com.br

Endereço
@ 2018 CURITIBIM - Mostra de Música para crianças